Vasectomia

Vasectomia é uma cirurgia para controle de natalidade. Durante a vasectomia cada um dos ductos deferentes (os dois tubos que movem o esperma dos testículos) são selados. Isso impede que o esperma atinja o semén que é ejaculado do pênis.
Após a vasectomia os testículos ainda produzem espermatozoides porém são absorvidos pelo organismo. A vasectomia previne a gravidez melhor que qualquer outro método de contracepção exceto a abstinência. Apenas uma a duas mulheres a cada 1000 podem ficar grávida no primeiro ano após seus parceiros terem feito uma vasectomia. O procedimento
É uma pequena cirurgia que leva em média 30 a 40 minutos. Antes da vasectomia o saco escrotal deve ser raspado e limpo em casa. Normalmente é feito sob anestesia local. Em uma cirurgia usual o urologista faz um ou dois pequenos cortes no escroto. O ducto deferente é cortado e ligado e selado com cauterização. O procedimento então é repetido do outro lado. Os pontos utilizados são reabsorvíveis e não precisam ser retirados.
Riscos Até 20 em 100 homens pode ter dor ou desconforto após vasectomia. Na maioria dos casos isto corre devido a congestão de esperma no sistema pelo bloqueio. Isto geralmente melhora com o tempo. A dor normalmente é tratada com a anti-inflamatórios. Um a seis homens em 100 podem necessitar de tratamento adicional para esta dor.
O risco de efeitos colaterais após a vasectomia é muito baixo mas pode incluir:
  • Sangramento abaixo da pele que pode causar inchaço e hematoma
  • Infecção no local do corte ( é raro infecção ocorrer dentro do escroto)
  • Inchaço dos ductos deferentes
Um pequeno nódulo que se forma por causa do vazamento de esperma nos tecidos ao redor. Isso geralmente não é doloroso. Se for doloroso pode ser tratado com repouso e analgésicos. Algumas vezes, uma pequena cirurgia pode ser necessária para remover o nódulo.
Recuperação O saco escrotal  ficará amortecido por duas horas após a cirurgia. Colocar compressa de gelo por 10 minutos a cada três horas no primeiro dia e fazer repouso pelo resto do dia é a recomendação. Desconforto moderado ou dor como no primeiro dia e deve ser tratado com analgésicos. Usar uma cueca mais justa ou suspensório de bolsa escrotal pode aliviar os sintomas. De maneira geral, pode apresentar um leve inchaço ou dor no saco escrotal por alguns dias após a cirurgia. Pode retornar ao trabalho em um ou dois dias. Mas deve evitar levantamento de pesos por uma semana.
Você pode ter relações sexuais tão logo esteja confortável, usualmente após uma semana. Mas é bom ter em mente que a vasectomia não é eficaz a partir do primeiro dia. Pode levar até 20 ejaculações ou três meses para limpar o esperma dos tubos. Os resultados variam para cada paciente. Usualmente seu urologista irá testar o seu esperma após três meses. Só pode ser considerado estéril após ter uma contagem zero de espermatozoides no exame. Até lá, sexo sem outro método de controle de natalidade pode levar a uma gravidez.
Após a recuperação, o casal não deve sentir nenhuma diferença no sexo. Uma vasectomia sem complicações não causa nenhum problema de ereção. Ejaculação e orgasmo serão perceptíveis, e a quantidade de sêmen não deve diminuir mais do que 5%.
Alguns aspectos importantes para considerar: A vasectomia é mais segura e simples do que a ligadura tubária. Em relação ao custo, uma vasectomia pode ser muito mais barato ao longo do tempo do que outros métodos de controle de natalidade com preservativo e pílulas anticoncepcionais. A vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Para se proteger de doenças DSTs utilize sempre preservativos.
É importante ressaltar que a vasectomia é um método de controle de natalidade permanente. E você não deve fazer uma vasectomia se pretender ser pai no futuro. É possível ter uma vasectomia revertida, porém este é um procedimento muito mais complexo e caro. Além disso fazer a reversão da vasectomia nem sempre resulta em gravidez. Portanto  é importante considerar todas as opções cuidadosamente e conversar detalhadamente com o médico urologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *