Urosaúde Bem-estar

A saúde do indivíduo, nas diferentes idades, está diretamente relacionada a sua história genética, aos hábitos de vida e alimentares que compõem a vida de cada pessoa. A saúde do trato urológico de homens e mulheres também está relacionada com este equilíbrio dinâmico entre hidratação, alimentação, bem-estar físico e mental de cada pessoa.
Por exemplo, para exercer as funções de filtrar, excretar, produzir hormônios, sintetizar vitaminas, os rins devem estar em perfeita harmonia com os demais órgãos do corpo, hidratados e em equilíbrio.
Durante o tratamento das diferentes enfermidades que podem acometer o aparelho urinário feminino e masculino, o médico urologista deve orientar a melhor forma de alcançar o equilíbrio das funções de cada órgão e o bem-estar do indivíduo. Estas orientações incluem ajustes alimentares, dietas especificas, prescrição de vitaminas, alimentos e medicamentos probióticos e atividades físicas e/ou fisioterápicas especificas.
Hidratação e Alimentação
Uma das maneiras mais fáceis e naturais de prevenir que os rins sofram de várias doenças é consumir ÁGUA. Hidratar o corpo com água de maneira eficaz auxilia na prevenção de infecções e outras doenças do aparelho urinário. A recomendação geral é de 8 copos por dia.
Há situações específicas da saúde do trato urinário em que esta recomendação pode variar. Cada caso deve ser avaliado individualmente.
Hábitos Saudáveis X Hábitos Não Saudáveis
Uma dieta saudável, equilibrada, diversificada, livre de excesso de açúcares, álcool e gorduras nocivas a saúde, auxilia de maneira muito importante a manutenção da saúde do corpo, além de ser essencial para a boa resposta aos tratamentos clínicos e cirúrgicos que eventualmente são necessários.
Além da história genética de cada indivíduo, devemos lembrar que as diferentes funções dos rins, como a filtragem,a excreção de substância tóxicas e o equilíbrio químico do organismo, também estão relacionadas com os hábitos nutricionais e de vida de cada pessoa.
Os hábitos não saudáveis do mundo moderno e o abuso de substâncias químicas consideradas suplementares à alimentação, por jovens e adultos, têm causado enormes prejuizos para os órgãos do trato urinário e genital, dentre eles insuficiência e falência renal.
Converse com seu urologista sobre a relação de determinados hábitos alimentares, uso de substâncias químicas, hormônios sintéticos e dietas desequilibradas sobre os rins, a bexiga e o aparelho urinário de uma forma geral.
A orientação nutricional também é muito importante para as diferentes condições de tratamento urológico clínico e cirúrgico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *