Hiperplasia Prostática Benigna – HPB

A hiperplasia prostática benigna (HPB) ou aumento prostático benigno, é um problema urinário de certa forma comum, que afeta os homens especialmente acima dos 50 anos de idade.
A glândula prostática circunda a uretra (canal do pênis por onde a homem urina) e ao crescer pode  e causar obstrução na saída da bexiga. Este aumento da glândula causa sintomas como aumento da freqüência urinaria (número de idas ao banheiro) durante o dia ou a noite, um desejo imperioso (urgência)  de ir ao banheiro, jato urinário mais fraco, dor ou desconforto para iniciar a micção, gotejamento no final ou sensação de micção incompleta.  Isso causa uma piora da qualidade de vida de milhões de homens no mundo todo. A HPB não tratada adequadamente tratada pode causar desde simples dificuldade ocasional para urinar até complicações renais graves.
É importante saber que não se trata de câncer. É uma condição benigna. Por outro lado, um homem pode ter HPB e câncer de próstata ao mesmo tempo, portanto é sempre importante investigar e avaliar periodicamente o trato urológico.
O diagnóstico é eminentemente clínico e a avaliação vai mensurar a intensidade do problema. Nos últimos anos, o tratamento não cirúrgico da HPB evoluiu muito e, atualmente, muitas cirurgias prostáticas são evitadas. Estudos mais recentes têm mostrado sucesso no tratamento medicamentoso da HPB, combinando alguns tipos de drogas que relaxam a parede ureteral e outros que promovem a diminuição do tamanho da próstata.
Cada caso deve ser avaliado individualmente levando-se em consideração a condição de saúde da pessoa, a extensão da HPB e os sintomas ocasionados por ela no dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *